domingo, 15 de fevereiro de 2015

Maguila – Um dos maiores boxadores brasileiros.





Por incrível que pareça, eu e a ‘’mana abençoada" assistíamos as lutas do Adilson Rodrigues ‘’Maguila’’, quando éramos adolescentes. Éramos companheiras do nosso pai nas madrugadas dos sábados.

Gostávamos, quando antes da luta, ele entrava com aquele ‘’hino’’ de ‘’Que venha o campeão’’, naquele calção azul, e, na maioria das vezes, colocava seus adversários no chão.



Cheio de técnicas, olhar de intimidação e sensibilidade à flor da pele, ele vencia e levantava aquele ‘’cinturão’’ para o Brasil, para o povo que tinha orgulho neste grande boxeador de todos os tempos.



Assisti recentemente no Programa ‘’Domingo Show’’, a reportagem sobre a vida de ‘’Maguila’’. Desde a sua infância e adolescência cheias de dificuldades.

Chegou a passar fome, a comer pão com ovo para treinar quase todos os dias. Maguila disse durante a entrevista, que desde os seus 12 anos sonhava em ser boxeador.

Seu pai o incentivou e ele, com muito sacrifício, venceu. Hoje, está em um hospital fazendo tratamento contra o seu pior e maior inimigo, o Mal de Alzheimer, que ele chama de ‘’Mal de Azar’’.

O apresentador Geraldo Luis o exaltava como o grande boxeador de todos os tempos, e ele, com aquele olhar perdido em meio à multidão, só fazia pequenos gestos e monótonos olhares.

Estava tão frágil diante da doença, que leva o seu portador ao isolamento e ao refúgio ao passado. O presente é temporário. As memórias do agora são quase enlutadas pelo passado, que vive teimando em estacionar a mente daquele que hoje sofre com um dos grandes mal do século.

Um pouco de tudo ele falou. Do casamento de quase 30 anos, dizendo que levou cerca de 2 anos para conquistar sua esposa:’’Foi difícil, mas tudo que é bom, não é fácil’’. Falou dos ‘’abraços’’ que mandava após o término das lutas, para agradecer os seus ‘’patrocinadores’’, por exemplo, o açougueiro, que segundo ele: ’’Mandava carne para que eu ficasse mais forte’’.

Agora com o corpo frágil, alimenta-se por uma sonda. Mas ele está ali, forte em suas lembranças e palavras. Ao ser perguntado se sentia medo durante as lutas, ele disse: ’’Nunca tive medo’’.

Ele disse que ‘’campeão é campeão e campeão não desiste de lutar’’, quando ouviu incentivo do apresentador Geraldo para lutar e não desistir do seu tratamento.

Quanto ao MMA, ele disse que é ‘’luta de rua’’, e que o boxe é mais técnico. No MMA, todo mundo bate em todo mundo, com cotoveladas e socos tão desleais. Já o ‘’boxe é técnico’’.

Enfim, bela entrevista e belo exemplo de vida de quem como ele mesmo disse: ’’Tem orgulho de ser brasileiro’’.

Maguila serás sempre um Campeão!

Bjs,

Alda



Imagens: Google