terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Livro: O Príncipe e outras Histórias Modernas


Hoje, vamos falar sobre o livro: "O Príncipe e outras Histórias Modernas, cujo autor é Rabindranath Tagore, um dos maiores escritores da Índia. Que por sinal, ganhou em 1913, o Prêmio Nobel de Literatura.

O livro teve as histórias sendo selecionadas e apresentadas por Antonio Daniel Abreu e traduzidas por Vilma Maria da Silva, tendo sido lançado pela Editora Martin Claret.

Um livro que possui uma coletânea de fábulas do autor. Não vou dizer que é uma leitura ‘’light’’, pois algumas fábulas são bem estruturadas e com um conteúdo filosófico, porém são acessíveis para todos os tipos de leitores.

Particularmente, eu gosto de livros que desafiam o nosso entendimento. Quem gosta de fábulas prontas, não vai encontrar por aqui, mas vai se deparar com a cultura da índia e por isso acaba sendo uma leitura envolvente... EU GOSTEI!

O certo é, que as narrativas de Tagore são ricas de ensinamentos, pois, falam de simplicidade, amor ao próximo e sabedoria em cada página. Entre as fábulas do livro estão: ‘’O desfile de carruagens‘’, ‘’O bobo da corte’’, ‘’A história de um papagaio’’, ‘’A casa do outro lado’’, Primeira decepção amorosa’’, entre outras.

Na verdade são 30 fábulas bem encantadoras. Qual escolhi para compartilhar no blog de hoje? Uma bem interessante: "Primeira decepção amorosa’’.

Por que resolvi contar essa fábula? Por ter achado bem surreal! Conta a história da ‘’decepção amorosa’’ conversando com um homem em uma trilha.

Ele até reconheceu, no entanto não lembrava o nome. Ela então, o fez recordar do seu aparecimento, quando ele tinha 25 anos  de idade.Ela até disse que era a sua primeira decepção.

Ele percebeu então,que nela existia marcas de lágrimas nos cílios. Mas, ele ficou mais surpreso, pois ela não era morena e sim loura. Como poderia ser? Então, ela apenas sorriu e não o respondeu.

O certo é, que naquele sorriso veio a lembrança e nela o reconhecimento daquele período. Ele ainda perguntou como era possível a sua juventude estar nela?

Foi nesse momento que ela pediu para que ele olhasse em seu pescoço. Lá estava o colar daquela época, do jeito que era. E apesar da sua idade, ele se viu como uma flor naquele colar.

Ela então tirou o colar, colocou nele e perguntou se ele se lembrava do que havia falado naquela época, que não queria consolo, apenas a dor. Ele concordou, assim como disse que, o tempo o fez esquecer.

Enfim, a fábula termina com o reencontro e a pergunta da decepção amorosa – ‘’A dor de ontem se tornou alegria hoje?’’

Aqui vão duas perguntas:

Será que se aprende com a decepção amorosa? Será que é possível sorrir para quem nos decepcionou um dia?

Dica de Hoje! 


Bjs,
Alda 

 *Imagem: Arquivo Pessoal