terça-feira, 4 de abril de 2017

Livro: O Sumô que não podia engordar


Um livro para criança?Penso que não só para elas, mas para adultos. Sabe por quê? Porque, fala de um jovem que cresceu pensando que sua mãe não gostava dele. E quantos de nós conhecemos filhos que abandonam o seu lar por imaginar que, seus pais não o amavam!


Ele sai de casa antes da adolescência e conhece o mundo da rua e assim teve que lutar muito para sobreviver. Vendeu produtos contrabandeados, foi preso e passou necessidades até o dia que, um senhor Shomintsu, um senhor que treinava jovens atletas de Sumô , o irritou a tal ponto, que ele foi ver uma luta e se encantou pelo esporte.

O que Shomintsu fez para irritá-lo? Ele dizia sempre que passava em frente a sua venda: ‘’Vejo um gordo em você!’’. Por que a irritação? Porque ele era um jovem emagrecido e para ele a fala do senhor era um xingamento.

O que aconteceu para que ele se tornasse um lutador? A fuga da polícia, o encantamento pela irmã do grande vencedor de todos os tempos e a beleza de ver que aquele esporte era mais que ‘’dois gordos acima do peso ‘’lutando" e sim, existia uma sabedoria além dos seus olhos insensíveis.

Você poderia perguntar: Por que ele fugiu de casa? Porque após o seu aniversário de 7 anos de vida, ela pegou todos os seus brinquedos e doou para as crianças necessitadas, sem ao menos perguntar se poderia fazer tal ato.

Esta atitude o revoltou, por isso ele a abandonou. Quanto ao seu pai? Ele se suicidou, já que por trabalhar muito não aguentou a pressão da rotina diária. Por todos esses fatos, o jovem Jun fugiu de casa.

O certo é, que o escritor Francês Eric-Emmanuel Schmitt deu um desfecho surpreendente no conto. Sim, sim, ele vai contar o real motivo que levava sua mãe que era analfabeta ter os rompantes de doar tudo que tinha aos mais necessitados.

Uma pista? Ela tinha uma doença. Pronto falei!!! Agora, convido você a ter a oportunidade de ler na íntegra esta obra e que me fez refletir: "Quantos filhos abandonam o seu lar por imaginarem que seus pais não os amam? Por acharem que um ’’Não, meu filho eu peço, não faça isso", soa como: ‘’Não, meu filho eu não amo você?"

Dica de leitura!

Bjs,
Alda

*Imagem: Submarino.com.br