terça-feira, 8 de agosto de 2017

Livro: Uma janela para a filosofia


A dica de leitura de hoje é o livro do escritor Mauricio Abdalla, que foi lançado pela editora Paulus e com as ilustrações de Mari Ines Piekas.

Segundo o escritor, é uma metáfora que tenta explicar de forma acessível o que é Filosofia tendo dois personagens: um rapaz e um senhor que era considerado um filósofo pelos habitantes de uma cidade.

Pois bem, antes de tudo, vamos saber o significado da palavra metáfora. Segundo o ‘´papai Google‘’: é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido".

 Ok? Vamos lá! Não quero estragar o conto, mas basicamente o cenário é a casa do senhor filósofo Américo, onde o jovem que é o personagem central vai por alguns dias para tentar aprender o que é Filosofia. E por sinal, aprende de forma bem reflexiva.

Você poderia pergunta qual o nome do rapaz? O fato, é que o escritor não o nomeou para que o leitor ou leitora pudesse representar-se no conto. Ah! Esta história foi criada com um recurso didático quando o autor ainda era professor de Filosofia no Segundo Grau, que hoje é chamado de Ensino Médio.

Dica de hoje!

Bjs,

Alda de Cássia 

*Imagem: Livraria Saraiva