sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Origem do automóvel-Fusca





Bem, lendo um livro infantil que falava sobre curiosidades sobre os carros, descobri que a origem da palavra automóvel vem do grego  autos e que significa ‘’Por si só’’ e também do latim: ‘’Mobilis", que quer dizer ‘’Móvel’’. 

Na verdade, a palavra surgiu na França em 1875. O interessante é que o primeiro carro que circulou no Brasil foi em São Paulo e o mais curioso dessa história foi que o motorista era o irmão de Alberto Santos Dumont.

Sim, sim era irmão do inventor do avião! Ele era o Henrique Santos Dumont. Pois bem, não poderia deixar de falar sobre um dos carros mais amados do Brasil: O Fusca.

Qual a origem do nome?Em alemão significava ‘’Carro do povo’’. Foi o carro mais popular surgido em todos os tempos.Ele foi projetado por Ferdinand Porsche e que foi aprovado na época por Adolf Hitler.

E, por incrível que pareça, foi usado por Hitler para fins militares, inclusive durante a segunda Guerra Mundial. Ops! Vamos falar dele aqui no Brasil. Ok?Foi fabricado em 1959 e deixou saudades quando teve sua fabricação interrompida em 1986, mas a pedido do ex-Presidente Itamar Franco, retornou em 1994. Porém, teve curta duração, foi até 1996.

Qual o motivo de falar sobre o ‘’Fusca’’? Lembrei do tempo que nossa mãe dizia que nosso futuro pai passava na porta da casa da nossa avó com o seu turbinado Fusca.

Sim, ele gostava muito do seu fusca azul claro, que comprou em 1961 quando ganhou na Loteria do Estado do Pará.Nossa mãe disse que ele até deu para quem vendeu o ‘’bilhete’’ uma bicicleta como agradecimento e que acabou tornando-se amigo.

Então, hoje vamos registrar a paixão que nosso pai tinha pelo seu fusca azul claro e de muitos que até hoje possuem o carro mais popular do Brasil.

Bjs,

Alda de Cássia 

*Imagem:Google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário